Profissão: Jovem - resenha

Marcia Kupstas, editora FTD, 165 páginas, 2010.

“O que você vai ser quando crescer?”: a típica pergunta boba que os tios sempre nos faziam (e que nos permitia sonhar com milhares de possibilidades) é virada ao avesso quando percebemos que o futuro, que antes parecia tão distante, está a apenas alguns passos de nós. O início do Ensino Médio é marcado por muitas dúvidas e parece não existir tempo suficiente para a escolha.

Comecei a leitura de “Profissão: Jovem” no exato momento em que essas dúvidas permeavam minha cabeça. Buscando, mais uma vez, o auxílio dos livros, encontrei na obra Marcia Kupstas vários contos que iam desde ter que aceitar a carreira imposta pelos pais, a contra gosto, até adolescentes que, em meio a muitas dificuldades, enfrentavam a própria família para alcançar seus sonhos. Li o livro aos pouquinhos, mas com muita dificuldade: escrito de uma forma tão bacana, eu não queria que terminasse nunca, então me forcei a ler apenas um conto por dia. E lhes garanto: não veja a hora de poder reler!

Acredito que todo mundo já saiba do meu eterno amor por infanto-juvenis e essa foi uma obra que me surpreendeu muito! De uma narrativa simples e encantadora, esse foi primeiro livro que li da autora e certamente procurarei seus outros títulos! Aproveito o espaço para agradecer à Marcia por me enviar um exemplar de sua obra e parabenizar por tamanho talento! :)

Quanto à parte gráfica: tudo muito lindo! Desde a capa, cheia de “anúncios de emprego”, quanto ao cuidado da editora com as ilustrações, as partes das entrevistas (sim! Na obra, encontramos várias entrevistas com adolescentes de verdade. Achei incrível!) e o tamanho ideal da letra. Super indico para todos os adolescentes, principalmente os estudantes do Ensino Médio, que ainda têm algumas dúvidas sobre seu futuro; ou a qualquer pessoa que queira relembrar esse momento cheio de indecisão. Adorei!

3 comentários:

  1. Eu nunca tinha visto esse livro, Amandinha! Achei bem bacana, estou passando pela mesma fase que você hahaha.

    Beijos,
    www.destemidagarota.com

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bacana a proposta do livro, as dúvidas nessa época são muitas (eu ainda tenho e já estou no fim do 3º ano!) então acredito que a leitura é um ótimo auxílio. Ótima dica!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro! Na verdade foi como paradidático na escola, mas me lembro de ter gostado dele. Só não lembro muito pra comentar com propriedade :(

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!