De volta aos quinze {resenha}

Bruna Vieira, 222 páginas, editora Gutenberg, 2013.

Anita, na festa de casamento de sua irmã, acaba brigando com sua prima, por ela ter se casado com um cara extremamente egoísta. Toda a atenção da família se volta para ela, que é taxada de invejosa, por ainda não ter um namorado. Anita, com muita raiva tenta se explicar, mas sem conseguir apoio, foge para o quarto onde estava hospedada e, buscando consolo na internet, cai na página de seu primeiro blog, escrito quando ela tinha 15 anos. Então, levada de volta aos seus 15 anos, ela pode escolher deixar tudo como está, ou fazer mudanças que irão refletir em seu futuro.

“Nós devemos colocar expectativas apenas em nós mesmos. E nos esforçarmos para ser o melhor que podemos. E, se não pudermos, não devemos nos frustrar, porque todo mundo erra. Todo mundo falha.”

Ganhei o livro de presente de Natal da minha mãe, e depois de todo o meu amor por “Depois dos quinze”, queria ler esse o mais rápido possível. Li muitas resenhas que diziam que Anita era muito imatura no questão do amor, para seus 30 anos e, de fato, concordo. Por isso imaginei durante todo o livro que ela tinha lá pelos seus 20 anos e a leitura aconteceu normalmente, sem neurose. :)

“De nada adianta colocar a culpa nas escolhas já feitas, elas nos levam a algum lugar sempre. Mas não vale a pena achar que esses lugares são certos ou errados, bons ou ruins. É a maneira como você lida com as consequências que define seu destino.”

No começo, queremos abraçar Anita e dizer que tudo vai ficar bem, e que ela não é doida de brigar com a prima porque entendemos seus motivos. Mas depois, conforme as viagens de Anita ao seu passado vão ficando mais frequentes e seu futuro parece se tornar pior do que estava, queria poder entrar no livro e falar pra ela não fazer mudanças nunca mais! A amizade que surge entre Anita e Joel foi uma das minhas partes preferidas do livro e gostei muito dessa aproximação entre eles. Henrique também se mostrou um cara extremamente apaixonante e, por Deus!, aquele final foi maravilhoso. Mal posso esperar pela continuação!

“Quando duas pessoas se relacionam por tanto tempo, uma acaba deixando muito de si na outra, principalmente quando elas estão apaixonadas. O amor é a única coisa que consegue atingir nossa alma plenamente. Ele nos faz querer mudar o tempo todo pelo outro.”

Enfim, não posso falar muito sobre a obra, porque não é um livro cheio de acontecimentos, então eu acabaria soltando spoilers. Mas posso garantir que “De volta aos quinze” tem aquela pegada de viajar no tempo pelo computador, como no livro “O Futuro de Nós Dois” (será que rolou uma inspiração nele?) e torcemos pra que tudo acabe bem no final. Indico pra todo mundo que gosta de livros adolescentes, com uma temática mais romântica, assim como eu. :D

“Quantas vezes eu preciso quebrar meu coração para ele se encaixar no seu?”

6 comentários:

  1. Eu li só o primeiro livro da Bruna até hoje. Esse não tive tanta vontade quanto o último lançado, mas quem sabe um dia...
    Beijos, Isa.

    Heart of Sunday

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amanda
    Tudo bem?
    Assim que o livro lançou, fiquei super curiosa até porque parece ser super fofinho. Até hoje morro de vontade de ler, grana, cadê voce?!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  3. Olá (:
    Conheci a Bruna pelo blog dela, bem antes de ter esse "boom" todo e sempre gostei da escrita dela.
    Particularmente, o livro em si não me chama a atenção, gosto de romance mas não estou no momento para ler algo assim.
    Adorei o blog!
    Beijinhos
    Ellen, Land of Something

    ResponderExcluir
  4. Oi.

    Achei a capa desse livro muito fofa *-* e a ideia da personagens ter um blog quando tinha 15 anos, se idenfica com muitas blogueiras da mesma idade como eu!)

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda, tud bom?
    Adorei a sua resenha. Ganhei esse livro de presente de 15 anos, e o li em uma tarde.
    Amei o modo como a Bruna escreve, e isso me deixou com mais vontade de ler outros livros dela.

    Beijinhos, Alícia.
    ficcaoporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, sempre tive curiosidade para ler os livros da Bruna, mais li somente e A Menina Que Colecionava Borboletas. E adorei. Vou adicionar esse titulo na minha wishlist.

    Beijinhos,


    Alichel

    entrelivroseoutrosvicios.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!