O preço de uma lição {resenha}

Federico Devito e Gutti Mendonça, 366 páginas, editora Novo Conceito Jovem, 2011.



O Preço de Uma Lição conta sobre a vida e, mais especificamente, as relações amorosas conturbadas de um rapaz (sem nome) de 22 anos. Depois de muitas garotas, ele acaba encontrando Juliana, uma moça mais nova, com seus 15 anos, e enquanto todos parecem colaborar para o término de seu relacionamento eles mostram que o amor verdadeiro pode sim, enfrentar todas as barreiras que surgem pelo caminho: familiares, amigos, diferença de idade e distância.

"Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram."

Não posso falar mais sobre o livro porque ele é só isso. Apenas isso. Gosto muito de livros com romances adolescentes, daqueles que nos fazem suspirar e sonhar em viver amores bonitos, mas além disso, o livro tem que ter um conteúdo extra, algo que, de vez em quando, tire o foco do casalzinho apaixonado e impeça a trama de ficar monótona. Mas O Preço de Uma Lição não tem esse “Q” a mais e então se torna extremamente maçante, chato, cansativo.

“- Tem vários motivos para você não ficar com ela.
- Enquanto existir um motivo para ficar com ela, prefiro apostar neste motivo”

A gente até tem esperança de que tudo mude no capítulo seguinte, mas não acontece nada de surpreendende durante as 366 (quase 400!) páginas e mal dá vontade de prosseguir a leitura. As atitudes infantis do personagem e a vontade dele de fazer tudo o que a namorada quer dá vontade de dizer “blé!”. É tudo muito meloso e irritante e pelo amor de Deus, que nunca apareça um cara assim na minha vida!

“Naquele momento, percebi que era preciso muita coragem para amar uma pessoa, coragem que não vem de si mesmo, mas é transmitida por quem amamos. Quanto mais correspondido é o seu sentimento, mais valente nos sentimos. Porém, se não conseguimos perceber esse sentimento retornar, mais amedrontados ficamos e menos vontade temos de cultivá-lo. É muito mais difícil dizer “eu amo você” quando se ama de verdade. Precisaria de toda a coragem do mundo para dizer aquilo, mas, felizmente, toda coragem do mundo estava comigo.”

Não sei se por ser o romance de estreia dos garotos (é?), mas achei a construção da narrativa muito, muito fraca. Essa vontade de criar um personagem por quem ~todas as leitoras se apaixonariam~ foi, de fato, uma tarefa falha. E olha que eu comecei a leitura com a mente suuuuuuuper aberta e quase sem nenhuma expectativa! De uma leitura arrastada e personagens irritantes, apenas o que salva, são algumas frases bonitinhas. Enfim, O Preço de Uma Lição é um livro que, desculpem os fãs, eu não recomendo.


“Obrigada. Obrigada por tudo que você faz por mim. Obrigada por me entender, por me respeitar. Obrigada por criar tantos momentos especiais para mim. Obrigada por ter entrado na minha vida, ter me feito conhecer esta pessoa que você é. Obrigada por me mostrar que a vida pode ser muito melhor junto de alguém que a gente ama. Você é muito especial para mim, nunca imaginei que iria gostar tanto de você. Quanto mais tempo eu passo com você, mais me encanto. Você é a melhor pessoa que já conheci. Você vai fazer amigos por onde passar, encantar muitas meninas, por aí, e saber que você está comigo só me faz sentir a pessoa mais sortuda do mundo! Obrigada por me ensinar o que é amar de verdade. Eu te amo. Eu te amo muito.”

11 comentários:

  1. Oi
    Tudo bem?
    Já escutei muito falar desse livro, mas como você, as pessoas também não gostaram.
    Mesmo assim ainda não tive oportunidade de ler e espero ter ´para ver se é tão ruim assim kkk pois gostei muito do enredo.
    Ótima resenha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/07/resenha-pluvia-erica-azevedo.html

    ResponderExcluir
  2. OOOOOOOOOi Amanda! Tudo bom?
    Então, eu não fui muito com a cara desse livro não, mas...
    ~Quem vê cara não vê coração.

    Um primo meu já me ofereceu o livro para eu ler, mas confesso que recusei-o, por medo de esperar muita coisa e não ser o que eu imaginava.

    Talvez eu busque lê-lo esses dias, só para ter uma opinião bacana. (:

    Beijinhos, Alícia.
    ficcaoporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Xiiii, essa não é a primeira resenha negativa que eu vejo em relação ao livro. Ele é uma leitura bem rápida, mas é bem variável, alguns gostam, outros não, haha. É ruim quando um protagonista é chato de mais, mas como você disse, talvez a intenção tenha sido criar um personagem apaixonante, mas não foi bem isso que aconteceu, haha. Mas eu tenho esperanças em ler os outros livros dos meninos.Amei a resenha <3
    Beijocas! Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Amandinha.. Que resenha incrível! O livro parece ser bem bacana, a história me chamou atenção pois gosto muito do gênero. A capa é linda e a foto que você tirou é mais ainda <3

    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ahhh sério que você não gostou?Ele é tipo uns dos meus livros favoritos :'(
    Beijão ,
    Carol- www.amorzinhodelivro.bllogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu g osto muito de história de romances, mas como vc disse tem que ter um Q a mais, tem que ter um pano de fundo bacana para a história não cair na chatice como foi nesse caso.
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda!
    Já tinha ouvido falarem bastante desse livro, mas nunca tinha parado para ler uma resenha nem sabia do que se tratava.
    Concordo com você, livros de romance adolescente tem que ter um conteúdo extra além do romance. É uma pena que a leitura tenha se tornado cansativa e que os personagens sejam irritantes!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  8. Não gostei da sinopse, e a resenha confirmou o que eu imaginava, é um livro água com açúcar que eu até leria se fosse menor, assim, pra passar o tempo, mas quando a história não prende a quantidade de páginas assusta.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  9. hahaha gostei da tua resenha! Esse não é bem o tipo de livro que curto ler. Mas confesso que gostei muito da frase do "amor não é cego" ;P

    Meu Blog
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  10. Amanda faço suas as minhas palavras. O Preço de Uma Lição é o PIOR livro que já li na minha vida. Maçante, fraco, monotomo. Não tinha nada de interessante ou cativante. Os personagens davam mais raiva que tudo.
    Um beijo

    @baianaliteral

    ResponderExcluir
  11. Oi Mands! <3

    Já vi tanta opinião ruim a respeito desse livro que acabei perdendo - completamente - o interesse. :/
    Leitura arrastada e personagens irritantes? Tô evitando! hahaha

    beijos,
    Mi
    http://inteiramentediva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!