Depois dos Quinze {resenha}

Bruna Vieira, 198 páginas, editora Gutenberg, 2012.
Faz quase quatro meses que estou com o exemplar de Depois dos Quinze emprestado de uma amiga, não consigo fazer resenha, e nem quero devolver. Além de ser um livro lindo, é uma daquelas obras que você não consegue não-ficar-sem-ter-um-por-perto, sabe?! É como uma necessidade mesmo. Então eu, aqui de todo o meu coração, espero que essa resenha consiga ao menos ser considerada uma resenha. É amor demais, vocês não tem noção! :)

“A gente se apaixona, sente o movimento das borboletas e toca as estrelas durante a noite antes de dormir. Sente ansiedade e desenha corações em folhas de papel em branco. Sso é amor. É o que dizem, é o que você sentiu. Flores, bochecha vermelha, coração disparado, cabelos misturados e bagunçados na cama.”

Há algum tempo (mas nem tanto tempo assim), conheci o blog da Bruna e desde então venho acompanhando-o: uma mistura de textos românticos, fotos bonitas, vídeos bacanas e dicas sobre relacionamentos, viagens, roupas... Quando soube que ela publicaria um livro, uma amiga minha (beijo, Mavi! )me influenciou a ficar ansiosa com ela. Então lá ficamos nós duas: contando os dias pro lançamento, no meio das aulas chatas de Física.
Bruna, blogueira do Depois dos Quinze (blog que leva o mesmo título do livro) reúne crônicas e contos românticos. Alguns já publicados em seu blog, outros exclusivos. Nas palavras simples e sutis, mergulhamos e nos entregamos verdadeiramente aos textos. São poucas as pessoas que conseguem passar sentimentos para o papel, sem parecer vago ou insensível. E quando encontro isso (principalmente na nossa literatura atual), é como descobrir tesouros. Junto à Clarissa Corrêa e Tati Bernardi, a Bruna figura entre minhas escritoras preferidas e mais poéticas da atualidade. Gosto da simplicidade da Bruna. De como ela é uma garota que, mesmo figurando entre as top blogueiras, ainda assim pode ser nossa amiga. Admiro-a muito. E que, com toda a certeza, é um espelho pra mim e pra muita gente!

“Você o observa de longe. Percebe cada detalhe, como se fosse a primeira vez. Como se o seu universo fosse o mesmo que o dele. Apesar de nunca terem se falado, sente que foram feitos um para o outro e que poderiam passar a eternidade juntos. (...) Ele não está do seu lado, mas por algum motivo você pode sentir todas as cócegas e carícias que ele faz em alguém. Esse cara te faz acreditar no amor. Um amor que arde, que seca e sufoca. Mas que, ao mesmo tempo, preenche. Um espaço que sempre existiu, mas que agora ele ocupa sem saber.”

É tudo feito de forma tão simples, tão cheio de sentimento que realmente conseguimos ver o amor nas frases. Aquele amor que transcende os limites e nos toca de um jeito especial. Depois dos Quinze é de uma leitura rápida, que flui maravilhosamente bem. Uma leitura que mexe até com os leitores mais “durões”. Que revela o amor, até mesmo onde não parece existir. Sim, é cheio de clichês. Sim, pode parecer bobinho. Sim, é voltado para o público teen. Mas continua sendo um livro que tenho vontade de carregar sempre na bolsa, para todo dia, poder parar, e ler de novo. É um livro que nos faz ver a beleza da vida, a beleza do amor, e de nós mesmos. É um livro que nos completa. E que recomendo para todo mundo. :)


Porque no fundo no fundo, o que todo mundo quer é fazer o outro entender o que se passa por dentro. Alguns compram uma rosa, outros tomam atitude, e eu? Escrevo.”

7 comentários:

  1. Hey
    Que bacana, acho que sua resenha é a primeira que leio sobre o livro da Bruna.
    Conheci o blog dela, depois do lançamento do livro e adoro acompanhar as coisas que ela posta.
    E fora que parece ser bem simpática.

    Espero ler algum dia, se bem que tive a oportunidade de comprar, mas não o fiz hahaha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Eu acho a capa desse livro linda! E os textos também parecem bem escritos. Gostei da resenha.
    **Garota Eclética**

    ResponderExcluir
  3. Oie Amanda, tudo bem?
    Já faz muuuuito tempo que estou de olho nesse livro, nunca parei para pensar que ele fosse tão fofo, romântico e maravilhoso do jeito que você falou! Agora que a minha ansiedade para ler aumentou de vez!
    Gostei bastante da resenha e dos quotes (maravilhosos) que você separou, você conseguiu passar o que sentiu com a leitura!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Amanda,

    Não conhecia esse livro e pela sua resenha parece muito bom, a capa é bem bonita, com certeza vai para a minha listinha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler, mas ainda não consegui, espero ler em breve

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  6. Minha opinião em relação a Depois dos Quinze é bem diferente da sua. Acho esse livro realmente ruim: superficial, bobo e sem sal. E não foi uma leitura rápida tb. Eu sinto que uma garota de 12 anos escreveria aquilo. Sem contar os diálogos muito mal elaborados. Confesso que houve alguns textos que gostei, mas ainda assim não são nada de excepcional. E olha que eu também gosto de um texto simples e romântico, mas contanto que seja bem escrito. Pra mim, a Bruna Vieira é superestimada demais. Tudo bem: o blog dela é legal (apesar de eu não ser fã) e a acho super estilosa, mas como escritora... Não.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Amanda!
    Aaah, adorei sua resenha! Me faz ter vontade de ter 15~16 anos de novo! Acho que eu iria adorar esse livro! Só não leio porque acho que estou velha demais, hahaha! Eu já não enxergaria beleza onde você ainda é capaz de enxergar. =)
    beijinhos!!

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!