Will & Will {resenha}

John Green e David Levithan, 348 páginas, editora Galera Record, 2013.


“ele se tornou a pessoa de quem as canções falam. e embora parte de mim saiba que ele provavelmente vale a pena, outra parte está gritando pra mim: mais devagar com essa porra.”

Will Grayson (1) e Will Grayson (2): o mesmo nome, vidas distintas, um mesmo destino. Antes da leitura de Will & Will eu imaginava duas coisas: a) Iria ser de uma leitura difícil, precisaria de muita dedicação da minha parte para conseguir distinguir os Wills, afinal, mesmo nome é igual a bagunça total e b) Ambos os Wills eram homossexuais e ficariam juntos no final.

Não preciso nem dizer que paguei a língua nas duas hipóteses, não é? Will (1) escreve corretamente, com letras maiúsculas nos devidos lugares, enquanto Will (2) escreve tudo de letra minúscula – e seus diálogos são transcritos como nas peças (pelo nome do personagem e dois pontos, como mostra o quote abaixo); então não existe dificuldade nenhuma em separá-los. E apenas o Will (2) é homossexual, mas então vamos pra resenha pra vocês entenderem um pouco melhor disso tudo!

Will (1) é um garoto comum, que tem como melhor amigo Tiny, um gay fabuloso (como ele mesmo se denomina). Will (1) é aquele típico garoto emburrado, que nutre uma secreta paixão por Jane, uma amiga-não-tão-próxima-assim. Will (2) conversa virtualmente com Isaac, um carinha que, diferente dos demais, consegue entendê-lo, e os dois planejam um encontro. Os Wills, então, se esbarram de maneira bem estranha e é Tiny quem estabelece amizade com os dois, atravessando grandes barreiras de ciúmes, pra falar a verdade.

“eu: por que eu deveria gostar de mim?
tiny: eu gosto.
eu: mas você não me conhece.
tiny: mas quero conhecer.”

Sim, eu sei que a resumo ficou bem pequenininho, mas se eu falasse algo a mais, seria spoiler, então me entendam. :) Will & Will foi lançado aqui no Brasil exatamente naquele período em que acontecia toda aquela polêmica ao redor da “cura gay”, então já era de se esperar que Will & Will faria o maior sucesso! E com razão: o livro aborda uma questão que, até os dias atuais, é considerado tabu e motivo de preconceito.

De forma singela, nos é apresentado um amor que vai além dos limites do “amor comum”; é narrado ali, um sentimento intenso e verdadeiro.Will & Will é um livro que vai além de pronunciar seu título de forma engraçada: te arranca boas risadas, mas também te emociona; nos momentos certos. Entrou pra lista dos favoritos e tenho orgulho de ter um exemplar tão bonito em minha estante. 

Indico pra todo mundo que gosta de livros originais, sem aquele clichezão de “mocinho e mocinha perfeitos”, aqui existem personagens diferentes (e não digo só pela opção sexual, como pela forma de pensar. São personagens normais, não aqueles típicos idealizados). É um livro para abrir a mente da sociedade hostil, que estabelece regras para o amor, enquanto esse deveria ser um sentimento totalmente livre.


“Ela beija como quem devora docemente alguma coisa, e não sei onde tocá-la orque eu quero ela inteira. Quero tocar seus joelhos e seus lábios e a barriga e as costas e tudo dela, mas estamos envoltos nessas roupas todas, então parecemos dois marshmallows batendo um contra o outro, e ela sorri pra mim enquanto ainda nos beijamos porque também sabe o quanto isso é ridículo.”

Pra finalizar, deixo que assistam a um vídeo muito bonito sobre isso. Me emocionei bastante e vale muito a pena assistir!

16 comentários:

  1. Olá.
    Também achei que os dois ficariam juntos no final UASHUASHAU Enfim, eu li esse livro e apesar de achar que tem todo um lance para refletir, eu não gostei dele :/ Sei lá, só não gostei, sou chata mesmo UAHSAUHSAU Adorei a resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Como você, também achava que seria confuso por conta dos protagonistas com mesmo nome, e que ambos seriam gays. Me surpreendi positivamente. O livro é ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Oi amanda... Amo seu blog, mas nunca tinha comentado... Então esse é o primeiro de muitos \o/

    Estou com esse livro em PDF pra ler, mas estou procurando não alimentar muitas expectativas. Espero que eu goste da leitura, assim como gostei de "a culpa é das estrelas" e "cidades de papel"...

    Se puder me fazer uma visitinha eu iria ficar muito feliz amor | http://meumundoeaassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei ótimo esse livro. Vale super a pena ler. =)

    www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  5. Amandinhaaa, nao preciso nem dizer o quanto eu adoro suas resenhas, não é? Desde que voce me falou do livro eu já fiquei louca pra ler, agora então, nem se fala!
    E esse video? Que lindo e emocionante! Porque o preconceito é o maior defeito do ser humano. Parabéns!! *-*
    Beijos, Gi

    semquererintrometer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro foi muito gostoso de ler!
    Super gostei
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Apesar de todas as resenhas que li desse livro, não consigo sentir aquela vontade de lê-lo como senti com outros títulos do autor.
    Infelizmente.
    Mas acho que quando der, pegarei o exemplar e darei uma chance a ele :D

    Beijos,
    Larissa

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  8. estou muito curiosa para ler este livro, parece ser ótimo!
    essa coisa de Will 1 e Will 2 me confunde um pouco hahaha
    mas pretendo ler ele em breve :D

    ResponderExcluir
  9. Estou terminando de ler o livro e amando. Adoro esse assunto, a homossexualidade.
    Seguindo seu cantinho s2 Beijão!
    http://destemidagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amei, amei, amei!

    Estou loca para ler esse livro, agora mais ainda!

    Amei a resenha!
    Beijocas!
    http://leitoracute.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler Will & Will, apesar da curiosidade. Acho interessante um livro abordar o tema homossexualismo exatamente para mostrar que quando se trata de amor não há regras, nem padrões. Espero poder lê-lo em breve. Adorei sua resenha (:

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amanda, tudo bem? Estava morrendo de saudades daqui! Will&Will foi o último livro que eu li, e concordo contigo em tudo, achei ele maravilhoso. Beijos, Emy (do blog Minha História).

    ResponderExcluir
  13. Olá Amanda,

    Leio somente resenhas positivas desse livro e a sua não foi diferente,mas confesso que mesmo assim não me despertou interesse...parabéns pela resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Assim como você pensei que ambos os Will's fossem homossexuais, acabei de descobrir que estava enganada. Estou com esse livro aqui na minha estante e preciso pegá-lo logo para ler!

    Adorei a resenha (:

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  15. Amei seu blog! Parabéns *-* Bjsss!
    http://dayamancio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Estou muito ansiosa outra ler esse livro por ser do john green :p sempre acompanho seu blog, mas e a primeira vez que comento... Hahaha

    Sorry pela falta de acento. Estou no celular :) Beijo.

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!