Todo Dia {resenha}

David Levithan, 279 páginas, editora Galera Record, 2013.


“Queria que o amor conquistasse tudo. Mas o amor não conquista tudo. Ele não pode fazer nada sozinho. Ele depende de nós para conquistar em seu nome.”

A. acorda em um corpo diferente a cada dia e logo que abre os olhos, precisa acessar as lembranças da menta da pessoa que habita, para que possa levar uma vida que não fuja dos padrões daquela pessoa. Sua cabeça vive a mil: ao mesmo tempo em que precisa se portar como determinada pessoa se portaria, precisa fazer de tudo para que, no outro dia, quando a pessoa acordar “em si mesma” possa se lembrar do que aconteceu no dia anterior, e não ter a sensação de que passou um dia totalmente em branco.

E então, num dia qualquer, A. acorda no corpo de Justin, um garoto muito estranho que não se importa muito com sua namorada, Rhiannon. E, por sentir compaixão da garota, A. foge de todos os seus valores de não perturbar as vidas, e convida a garota para um passeio na praia. É o dia mais feliz do casal, mesmo Justin não sendo quem ele realmente é. Rhiannon se sente tocada e, em cada um dos momentos daquele dia, A. descobre mais e mais sobre a garota e começa a se apaixonar por ela, sentimento este, que nunca havia tido antes, em todas suas outras 5.993 vidas.

“Uma coisa é se apaixonar. Outra é sentir alguém se apaixonando por você, e sentir-se responsável por esse amor.”

Até aonde eu estaria disposta a ir por um amor? Essa foi apenas uma, das muitas questões que a leitura de Todo Dia nos permite. Num misto de pura originalidade e uma escrita fabulosamente tocante, o livro conseguiu arrancar de mim (e aposto que de muitos outros leitores) sentimentos bem intensos. É impossível ler e se sentir à margem do que se passa na história. Criamos raízes com os personagens e não é muito difícil se colocar no lugar de A., que nunca sabe se vai acordar perto ou não de sua amada, e que não sabe se ela vai acreditar na história de sua vida.

E não é só isso: o livro também aborda, de uma forma bastante provocante, a questão da religiosidade: “Como as pessoas usam o diabo para dar nome às coisas que temem”. Nathan, um dos hospedeiros, lembra-se vagamente de uma festa que foi enquanto A. ainda estava em seu corpo, para encontrar Rhiannon. Como o garoto é encontrado no acostamento, dirigindo o carro dos pais e sem ter consumido de bebidas ou drogas, ele afirma que foi possuído pelo diabo. A repercussão é tão grande, que o depoimento de Nathan torna-se a veicular em diversas mídias.

Ouso dizer que Todo Dia foi um dos livros mais originais que li. De uma leitura simples e que flui maravilhosamente bem, o livro me permitiu várias reflexões e sentimentos diferentes. O cuidado da editora também é invejável: tanto o trabalho artístico da capa, como a diagramação estão impecáveis. Não me lembro de encontrar nenhum erro. Conheci David Levithan após a leitura de Will & Will, onde, inclusive, me apaixonei por sua escrita, e desde então venho procurando ler os livros do autor, que me surpreende cada vez mais!


“É isso que o amor faz: que você queira reescrever o mundo. Que você queira escolher os personagens, construir o cenário, dirigir o roteiro. A pessoa que você ama senta de frente para você, e você quer fazer tudo que estiver ao alcance para tornar isso possível, infinitamente possível. E quando são apenasvocês dois a sós numa sala, você pode fingir que é assim que as coisas são, que é assim que serão.”

13 comentários:

  1. Esse livro <3 Ah, esse livro <3 Fez meu 2013 valer a pena <3 Muito amor <3 E esse bando de coração <3 Porque ele é maravilhoso <3
    Beijão,
    destemidagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deixou muito curiosa para ler o livro! Confesso que achei essa ideia de acordar cada dia sendo alguém diferente meio perturbadora. Acabaria com meu psicológico! Imagina acordar como um estuprador... Que precisa se esconder da sociedade e tals :O
    Por que ele acorda cada dia em um corpo diferente? E o que acontece se o hospedeiro morrer enquanto A. está lá? Meu Deuuus! Quantas perguntas não é mesmo? Acho melhor comprar o livro e acabar com essa minha curiosidade de saber como eu me sentiria dentro de outra pessoa a cada dia! kkkk
    http://meios-diasgastos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Nossa eu estou doido para ler esse livro, achei a premissa muito interessante e principalmente a capa <3. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda, tudo bem?
    Antes de tudo, quero dizer que a sua foto do blog está muito fofa haha *.*
    Agora sobre a resenha: todas as vezes que leio as resenhas desse livro fico com ainda mais vontade de lê-lo! Não vi nenhuma negativa, e claro que já coloquei o livro como desejado! ;D
    A premissa é muito interessante e os assuntos abordados me deixam bem curiosa rs
    Adorei a resenha! Me convenceu bastante.

    Beijos e Feliz 2014!
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Amanda!

    Não sei dizer se essa sinopse me atrai ou não ahsuahsuas É estranho, mas não tenho certeza se quero ler esse livro mesmo, tenho a sensação de que já sei o final. Vou pensar mais um pouco antes de adquirir.

    Gostei muito da resenha. Você escreve muito bem :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que original, cara! Já tinha visto o livro por aí e nunca atentado a sinopse. Vou ler algo do David Levithan por esses dias na maratona literária, mas ficarei de olho em Todo dia.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita curiosidade por esse livro, lerei ele um dia com certeza.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. Todas as resenhas que vejo desse livro só me instigam mais a lê-lo... o problema é que tenho muitos para ler e prometi (a mim mesma) não comprar muito :/
    Vou ter que dar um jeito, preciso saber o que A e Rhiannon vão fazer...
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro muito bom, me interessei pela sinospe mas i algumas resenhas um pouco negativas, bom saber que existem os dois lados da moeda.
    Gostei muito da sua resenha.

    Feliz 2014!
    Marta
    http://aspalavrasfugiram.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler esse livro e a sua resenha só conseguiu me deixar ainda mais ansiosa. A história parece realmente ser bem original e pelo que vi até agora tem agradado a todo mundo! Adorei a resenha.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser um amor, já está na minha wishlist! :) Achei a capa uma graça!

    https://impossibilitar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Imagino mesmo que o livro deva fazer com que a gente tenha várias reflexões e é por isso que eu quero ler, parece ser tão legal! E com a sua resenha fico com mais vontade ainda.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  13. Hey, Amanda!
    Estou muito curiosa para ler esse livro, ele está na minha lista de desejados há um bom tempo. É muito bom ver resenhas positivas e sentir como se não fosse me arrepender ao lê-lo.
    Beijo,
    Hanelore
    http://mergulhadaemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!