Fingindo ter 19 anos {resenha}


Alyson Noël, 269 páginas, editora Novo Século, 2011.

    Alex e M. são amigas desde criança e moram em Orange Country. As duas lindas, inteligentes e populares, se veem entediadas na mesma-cidade-de-sempre e decidem se aventurar pelas baladas de Las Vegas. Numa dessas noites, as garotas conhecem dois rapazes mais velhos e começam a sair com eles (sem, é claro, revelarem suas idades de verdade – elas têm 16 anos!)... Viram VIP em todas as festas particulares de Hollywood e tudo parece um sonho, até que (sempre tem um “até que”) os meninos descobrem a mentira e Alex se encrenca totalmente com as notas da escola. Além de tudo, a garota ainda sofre com os segredos de M., com o pai ausente e a mãe conservadora.


     "Fingindo ter 19 anos" foi um livro que ganhei de uma amiga muito especial e, em meio a correria das provas escolares e leituras de vestibular, quis ler algo mais levinho, para eu poder, realmente respirar. Não deu em outra: a leitura foi ótima, rápida e essencial.
     É inevitável: em algum momento da vida acadêmica, bate um desânimo. E isso aconteceu nesse ano. Nunca fui uma pessoa “pra baixo”, mas dessa vez foi difícil dar continuidade aos estudos. Questionei-me se era necessário e por quais motivos a pressão sobre nosso futuro é tão grande. Sempre fui uma pessoa muito insegura, e dessa vez o medo pareceu me atacar fortemente. O livro da Alyson, narrando a vida da Alex, uma ótima aluna que estava deixando tudo de lado me fez pôr a cabeça no lugar e tirar todos os pensamentos bobos.
     Minha primeira experiência com a escrita da autora foi com o primeiro livro da série Os Imortais e confesso que ele não me surpreendeu tanto quanto "Fingindo ter 19 anos". Os personagens são bem reais e mesmo o mundo de L.A., cheio de raves e bebedeira, se assemelha a muitas das festas que também rolam por aqui. A paixão e traição, as mentiras e as desculpas, também fazem parte dessa narrativa adolescente que, apesar de nos deixar de boca aberta, é bem palpável.
     "Fingindo ter 19 anos" foi uma leitura agradável, divertida e cheia de ótimos conselhos. Uma ótima recomendação para adolescentes, entre 12 e 16 anos, sem sombra de dúvidas! Adorei o cuidado da editora com a obra. Não encontrei nenhum erro e a capa, apesar de bem simples, é uma graça!

18 comentários:

  1. Hey Amandita, você já está em época de vestibular? :O Guria mas quantos anos vc tem? Passei por essa fase, sei como é chato abandonar livros como "belo desastre" para ler tipo uns muito, muito chatos. Rsrsrs

    Mas enfim, depois que eu li a série Os Imortais da Alyson, jurei pra mim mesma nunca mais ler nada dela :D

    Beijocas. Mar Paschoal
    www.Imaginayre.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi :)

    Eu não tenho vontade de ler esse livro mas irei indica-lo para minha prima que ama livros do gênero, beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já li a série imortais da Alyson e tenho a série Riley Bloon, mas esse não consegui ainda, está na minha lista de desejados... Adoro a escrita da autora.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente não gostei da história. Não acrescentou nada para mim. Que bom que para você fez diferença. Já vi que não gosto mesmo dessa autora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Hey, Amanda!
    Também não me surpreendi com o primeiro livro que li da Alyson, que foi Radiante. Mas esse me parece uma graça de se ler! E é tão bom quando um livro realmente toca a gente e não deixa aquela sensação de "não fez diferença nenhuma em minha vida".
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha. Adoro esse livros mais juvenis com a realidade do dia a dia, mas nao sou fan da Alyson Noel, nao tive muita felicidade com os livros dela

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Amandinha! Parabéns pelo o blog, estou completamente apaixonada por tudo aqui. Seria uma honra ter uma parceria com você, caso tenha interesse, entre em contato comigo pelo email: gilyaneaciole@gmail.com.

    http://garotas-sentem.blogspot.com/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Não é um livro que me chama a atenção, mas é bacana quando a gente se identifica com a história e/ou personagens.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, esse livro parece ser ótimo.
    bjs
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não é recomendável pra mim, tenho 17 anos (rsrs), mas vou procurar saber mais sobre ele, também gosto de leituras mais leves de vez em quando pra relaxar.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Achei que esse livro não fosse tudo isso, muito pelo contrário, sempre achei que fosse aquele livro meio chato de ler. Mas eu sei bem como é PRECISAR de um livro pra aliviar a cabeça. Em meio ao meu TCC, no semestre passado, eu também tive que ler um livro, mesmo sem tempo, pois, de outra forma, teria enlouquecido.
    Li a série Imortais da Alyson e gostei - não oooh como gostei, mas gostei, só. Mesmo assim, ainda não me sinto empolgada para ler Fingindo ter 19 anos. Mas parabéns pela resenha. Curtinha e disse ao que veio!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Vim conhecer seu blog e já estou te seguindo. Pode seguir o meu também?
    Que bom que esse livro é melhor do que a série "Os Imortais", confesso que quando vi que era a mesma autora, não tive interesse de ler.
    Beijinhos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi flor,

    Esse livro ganhei já tem um tempinho, ainda não tive um tempo pra ler diante de inúmeras leituras da faculdade.
    Mas gostei bastante da sua resenha e acredito que mesmo eu sendo um pouquinho mais velha, vou gostar bastante dessa leitura.
    Realmente tem momentos que as dúvidas deixam pra baixo.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Ooi.
    Eu queria muito ler esse livro mas ainda não terminei de ler Os Imortais. =S

    Beijos Amandita.
    http://aonly-dreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    Já tinha visto falar do livro, porém nunca me interessei de verdade para ler. Porém agora me bateu uma curiosidade e uma vontade de conhecer a história. Beeijo!!

    ResponderExcluir
  16. Parece bem legal, não é um livro que eu leria, gosto de histórias mais adultas, mas sua resenha está ótima :)

    ResponderExcluir
  17. Oi, linda!

    Que saudade... Demorei de voltar dessa vez.

    Ah, eu gosto muito de livros juvenis, mas esse não me agradou tanto. Acho que foi por causa das festas. Imagino as bobagens que devem rolar nelas. Hahaha! Mas também tem a parte dos conselhos, né? Livro juvenil sempre ensina alguma coisa.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  18. Oi Amanda! Tudo bem?
    Minha primeira experiência com essa autora foi também na série Os Imortais e posso afirmar que não foi das melhores. Ela deu um caminho totalmente diferente e insatisfatório aos personagens então, todos os livros dela eu fico com um pé atrás rs
    Mas, sua resenha realmente me deixou curiosa ;D Adorei!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!