Estamos off na vida real

Sempre gostei de abordar o que o vício pela tecnologia pode refletir na nossa vida, como podem conferir aqui e, subjetivamente, aqui. Também falo muito disso nos meus fichamentos escolares. Sou um pé no saco pra quem não sai do computador (e até pra mim mesma, que quase sempre estou conectada). Sou contraditória. Mas acho importante vivermos a vida, não somente no virtual, mas no real. Dia desses, andando pelo Tumblr, encontrei um texto muito bom da Clarissa Corrêa, que diz exatamente isso, mas de um jeito muito mais bem escrito. Enfim, fica aí pra quem quiser ler e refletir.


Também morre quem atira.

     É claro que o avanço da tecnologia trouxe incontáveis benefícios para a vida das pessoas. Mas acho que também trouxe um gosto de solidão. A moda é marcar aquele churrasquinho no domingo ou um happy hour no meio da semana pelos “eventos” do Facebook. Acabou a ligação e o convite individual, pois ninguém quer perder tempo. Grandes notícias são dadas através de redes sociais, bem como fotos de viagens são postadas a todo instante. A pergunta que fica: você aproveita mesmo sua vida? Ou vive uma vida para mostrar para os outros?
     Constantemente observo casais em restaurantes e bares em sintonias opostas. Parece que não querem estar ali, um com o outro, um tentando achar detalhes nunca antes vistos no seu par. Nas mãos, um iPhone, um Blackberry. Na cabeça, qualquer outra coisa, menos a pessoa que está ali na frente. Desrespeito? Desamor? Não sei, mas é triste ver que não existe mais olho no olho, tentativas de descobertas, pois a gente sempre tem o que descobrir da outra pessoa, sempre.
     Paralelamente a esse curioso processo, surge a carência. Eu sou carente, preciso de atenção, no fundo me sinto perdido, sozinho e quero que você me curta, me ache legal, me aceite, me insira no seu grupo de amigos, me coloque na sua vida, não me esqueça, me ame e diga para os outros como sou bacanudo. O ser humano está dia a dia mais carente, mais reativo, mais desconectado de si mesmo. Sim, é preciso estar conectado consigo para se conectar com os outros de uma forma positiva. Uma palavra entendida de uma forma errada gera um conflito sem fim, interpretação de texto é um luxo que nem todo mundo possui. As pessoas andam armadas, à espera de qualquer passo em falso do outro para atacar. E atacam feito bichos sedentos, famintos de sangue. O mais interessante é que nem sempre o outro realmente te ofendeu. Mas se você se sentiu ofendido, se você entendeu errado, se você não prestou direito atenção é claro que vai partir para cima do objeto da sua ira. Isso gera desgaste de relações, gera desamor, gera uma angústia, gera solidão e vira uma bola de neve. Você segue sendo carente e sozinho. Até o final da vida.”
 — Clarissa Corrêa. (link do post original)

22 comentários:

  1. Oie :)

    Adorei o que você abordou viu, também já vi casais daquela maneira que ela relatou, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Eu também sinto essa falta de sintonia nas pessoas nos dias de hoje, é impossível não notar. É tanto que eu sempre me restrinjo a falar nas redes sociais somente com quem eu falaria se estivesse encontrando o alguém pessoalmente. Gosto de parabenizar ao vivo, mas quando não dá, só mando parabéns para as pessoas com as quais realmente me importo. No meu aniversário tem gente que NUNCA falou comigo na vida me desejando felicidades. Ok, é gentil e tal, mas extremamente forçado.
    Só espero que as coisas não piorem mais. Que o calor humano seja substituído por uma tela fria de computador.

    Abraço :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Amandinha, a quanto tempo não passo aqui! Adorei esse texto, eu sou uma viciada, e isso as vezes é realmente ruim, esses dias fiquei sem internet e meu Deus quanta coisa eu fiz!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  4. Oie, Tem Tag Pra você lá no nosso blog, espero que goste...
    Beijos
    http://perdidanashistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amanda, esse texto é foda. E é verdade, parece que as pessoas querem viver a vida apenas para exibir para os outros :C

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Amo os teus texto ,
    parabéns pelo blog !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hey Amanda!
    Parabéns pelo post.
    HAHA eu tento fugir do notebook, mas às vezes não dá... do Facebook dá, mas dele não, pois minhas séries estão nele HAHAHA meus filmes...

    Sobre sair para ter uma vida social, isso depende de vários fatores. Óbvio que se eu pudesse, no momento, sairia mais. Mas...

    bjs

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Sabe.. Eu já passei por isso.
    Já fui super viciada em internet, e não fazia NADA além de ficar sentada na frente do computador.
    Foi na época do auge do Orkut - pois é!
    Perdi um bom tempo no mundo virtual, esquecendo a vida pessoa "física" de fato.

    Gostei do assunto abordado.
    Nós blogueiras temos que organizar nosso tempo em pesquisar e postar, mas também de "viver" :)

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei, e já refleti sobre isso várias vezes também. Detesto estar com alguém que não larga o telefone, e tento o máximo possível NÃO ser essa pessoa. Sou hiperconectada o tempo todo, mas quero valorizar os momentos de contato humano pra não me fundir na máquina, poxa. Individualidade e contato pessoal acima de tudo.

    Beijão
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Amanda,

    Sempre encontramos aqui posts e textos excelentes e esse não é diferente....divulgado.....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de ficar conectada, sou vibradíssima na tecnologia, mas ultimamente estou "desgostando" de tudo isso. Ficou rotineiro sabe? Encontrar as mesmas pessoas com os mesmos assuntos. Se os assuntos fossem bom, pelo menos...

    O texto é bom, só que não vejo tanta desvantagem assim. Eu uso a tecnologia ao meu favor, deve ser por isso que não acho tão ruim assim. Enfim.

    Seu blog é lindo. :D
    Voltarei mais vezes <33

    Beijos. ♥
    www.november92.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que é difícil se desapegar da tecnologia, eu pelo menos não conseguiria.
    Claro que não deixo de ter vida social para ficar no pc, mas não consigo ficar um dia sem usar...
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Amandinha, tudo bom?
    E quem disse que você não escreve bem?
    Essa vida conectada tem me feito um pouco mal ultimamente, estou seriamente pensando numas férias...
    Adorei o texto da Clarice!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  14. O engraçado é que conheço pessoas que conversam um monte pela internet e quando estão juntas não tem o que conversar. Vai entender.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Pois é, flor! A internet mudou completamente a vida das pessoas! Também sinto falta dos velhos tempos sem net...
    Beijão linda!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que eu me sinto meio
    off na vida real mesmo...
    hahaha
    não pela internet, mas pela faculdade...
    me sinto presa na dimensão dos calculos huauaha


    Beijinhos
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie, Amei seu blog, tipo, ele ficou demais .
    e o assunto comentado e muito interessante!
    beijos
    http://perdidanashistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Já li vários textos da Clarissa mas esse eu ainda não conhecia e achei ele bem real, super verdadeiro, hoje estamos assim mesmo, bem dizer vivemos pelos outros e pelo que eles querem ver.
    Mas acho que nem tudo está perdido, ainda tem casal que se olha nos olhos e que não posta tudo na rede social isso deixa o relacionamento mais dos dois e não de todos.
    Gostei.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Amanda.

    Pra falar a verdade, eu gosto muito de internet. Quando não estou no computador, estou no celular, mas também tenho outras atividades. Eu não gosto muito de sair, nem de andar de galerinha - embora saia com meus amigos pelo menos duas vezes por semana -, sempre fui assim, mesmo quando não existia internet, então vivo a minha vida do jeito que eu gosto. Para ficar melhor, só mesmo viajando de tempos em tempos para a praia - eu moro a 500 m da praia. rsrs

    Meu esposo também usa bastante a internet, e como eu sou escritora - trabalho escrevendo - preciso mesmo do computador. Sempre levo o notebook nas viagens, mesmo quando vou para locais sem net.

    Beijos

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  20. Seja um membro da Academia Machadense de Letras https://www.facebook.com/groups/149884331847903/

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente, só agora vi a nova imagem de cabeçalho, e ficou demais :D Falando sobre o texto, achei bem legal e concordo,porém sou dessas que não fica sem internet. Preciso mudar isso.

    Mudei o link do meu blog '--' dessa vez é definitivo.
    http://blog-virgula-e-aspas.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!