A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista {resenha}


Jennifer E. Smith, 223 páginas, editora Galera, 2013.


"-Perdi você de vista - diz.
Ela faz que sim com a cabeça, feliz por ter sido encontrada de novo."


     Hadley acaba de brigar com a mãe e precisa pegar o voo de Nova York para Londres, para ver o casamento do pai com uma mulher que ela sequer conhece. Magoada com o pai, ela faz de tudo para não ir ao casamento. Os dois (pai e filha) não mantêm contato há um bom tempo e o fato da madrasta ser desconhecida, faz Hadley criar diversos estereótipos ruins dela.
Hadley então vira protagonista do ditado “o que estava ruim, ainda podia piorar”: ela perde o voo por exatos 4 minutos e é obrigada a ficar no aeroporto até o próximo voo.
     O tempo de espera parece eterno, mas então ela conhece Oliver, um britânico fofo, inteligente e sarcástico que a ouve e dá vários conselhos. Os dois embarcam, então, em conversas divertidas e Hadley, que tem claustrofobia, com a ajuda de Oliver dentro do avião, consegue esquecer-se disso, afinal é mais difícil imaginar o céu, quando se está nele.
Uma química entre os dois começa a surgir durante o voo, mas faltam poucas horas para que cheguem aos seus destinos e percam contato. Para sempre.

"Estão tão próximos que Hadley sente o cheiro da camisa dele e do uísque que bebeu; não estão se tocando, mas dá para sentir os pelos no braço dele roçando os seus, e novamente sente uma vontade enorme de pegar sua mão."

     A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, embora com esse nome que parece um título de TCC (quando minha professora de Inglês viu, me perguntou se eu estava fazendo alguma pesquisa sobre isso. Sério!), conta a história rápida de um relacionamento entre dois jovens. E se você não acredita em amor à primeira vista, vai se surpreender com a trama criada por Jennifer, que prova que o amor pode sim acontecer em menos de vinte e quatro horas, e eu juro que não é forçado! Quer dizer, não muito. Até que é meio natural...
     Antes mesmo desse livro ser lançado aqui no Brasil, eu havia lido a resenha do livro em Inglês que a Giu Fernandes fez e fiquei roendo as unhas e contando os dias para seu lançamento aqui. Finalmente a Galera comprou os direitos e publicou! E pra melhorar tudo, o blog foi um dos parceiros selecionados para 2013. Entããão, não pude perder a oportunidade: solicitei um exemplar para me apaixonar pela história que ninguém consegue resistir.
     Nunca li nenhum livro da autora, mas ela escreve magicamente bem! Gosto muito de livros detalhados, mas nada supera uma leitura rápida, sem enrolação. A trama romântica se passa em exatas vinte e quatro horas, cheia de flashbacks da Hadley, que vai relembrando as causas e consequências da separação dos pais.
     Gosto muito de romances teens, mas quando a história não tem nada além do relacionamento do casal, fica chato. Felizmente APEDAAPV (o nome gigante do livro) não é assim! A narração não se foca só no casal, mas tem toda uma história sobre a separação e como a protagonista lida com isso. Não é um daqueles livros fofos que você pega sabendo que não tem nada demais. Esse tem conteúdo! E, por mais que pareça, não é meloso.
     Confesso que nas primeiras páginas, não gostei da narração ser em terceira pessoa (prefiro muito mais em primeira – percebi isso recentemente), mas depois me envolvi com o mundo deles, que nem percebi esse “obstáculo”. Agora a parte nem-tão-legal-assim: embora o grande público tenha AMADO esse livro, ainda não entra para os meus favoritos. É legal, é bonitinho, é bem escrito, é diferente... Mas não é especial, sabe? É bem bacana, mas não O Melhor.
Um livro recomendado! Uma leitura rápida, divertida e diferente. Vale a pena! :)

"Hadley coloca a testa no vidro do táxi e se pega sorrindo por causa dele se novo. Oliver é como uma música que ela não consegue esquecer. Por mais que tente, a melodia do encontro entre os dois fica tocando na cabeça repetidamente, cada vez mais agradável, como uma canção de ninar, como um hino; não tem como ficar cansada daquilo."

20 comentários:

  1. Estou super curiosa pra ler este livro. Adorei a resenha Amanda!

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Eu gostei muito da leitura de APEDAAPV, acho que foi um livro muito interessante que explorou vários aspectos do amor dos personagens, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Amanda, estou louca para lê-lo, sério mesmo! Só que não sabia que era narrado em 3° pessoa e, meu deus, odeio isso. Acho que acabou a mágica D:


    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  4. Oie! Esse livro virou favorito! Maravilhoso, adooorei! Eu sou dessas que nao acredita em amor a primeira vista, mas a historia dos dois conseguiu me convencer! É o que voce falou, não foi forçado... E mais do que o romance, eu curti saber sobre as relações familiares da Hadley. Até me emocionei (novidade!) Haha

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me parece ser muito bom!

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. A sinopse desse livro é uma graça, e não vi nenhuma resenha negativa dele.
    Acho ótimo que a autora conseguiu deixar a história um tanto quanto amorosa sem ser melosa, e que isso não foi só o que foi falado durante a leitura. Senão, o livro acabaria se tornando maçante, e pelo que você disse, ainda bem que isso não acontece!
    A capa é linda e eu estou ansiosa para lê-lo :)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Amanda! Estou lendo A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista e estou gostando muito. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Você só pode estar brincando né?? hahahah não acredito, Maria Cristina depois de tanto tempo que eu não entro no seu blog (desculpa) quando eu entro aqui depois de tanto tempo tem uma resenha maravilhosa de um livro que eu li semana passada e ameiii!!!! Quando eu vi qual era o livro da resenha eu paralisei hahahaha é um ótimo livro!!! Eu simplesmente ameii hahaha. Pode deixar que não irei mais desaparecer hahah e por favor da uma passadinha no blog da minha amiga?? O link é www.booksintheheart.blogspot.com Tchau flor
    Bjj Rafaela Filardi

    ResponderExcluir
  9. Ganhei o ebook em inglês no ano passado, mais como não sei o inglês e estou aprendendo irei dar um tempinho e comprar em português, pois as pessoas só estão falando bem desse livro, e adoro quando o livro é um daqueles, uma leitura leve.

    Beijos, Blog Admirando os Livros.

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda, tudo bom?
    Ah, esse é um livro que estou louca para ler! Sério mesmo, o título me conquistou e essa capa é fofíssima!
    Sua resenha só me fez querer mais ainda!

    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, achei a história bem interessante e gostei da sua resenha.
    Não gosto de relacionamentos que acontecem muito rápido por sempre parecer tão forçado, mas vou dar uma chance o livro e ver com meus próprios olhos o que eu acho de tudo.
    Também prefiro narração em primeira pessoa, o texto se encaixa melhor e você meio que se sente na história.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  12. Oooooooi Mandy! Pois é, esse livro me parece TÃO fofo. Entendo o que você quis dizer com é bonitinho, bem escrito, e diferente... mas necessariamente não tem que entrar para a lista de favoritos.
    Adorei saber o que você achou de APEDAAPV (ufa!)!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Aaaaii eu quero muito ler esse livro! ;/
    Invejinha! Tá na minha lista há muito tempo, mas ainda não tive oportunidade de comprá-lo...
    Mas vou!
    Perfeito o post!
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Olá Amanda,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e pela a sua resenha irei gostar muito....abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!! encanta-me seu blog quisesse afiliarlo em meus sites e você enlaça ao mio, se aceita me responde com uma mensagem a emitacat@gmail.com
    beijos!!

    Emilia

    ResponderExcluir
  16. Quero MUITO esse livro *-* Ele parece ser super fofo.

    ResponderExcluir
  17. Primeira vez que venho no seu blog e fiquei apaixonada pela sua resenha. Esse livro tá na minha listinha de desejados, quero muito muito muito lê-lo.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é muito boom, eu li ele em 1 dia, a leitura é muito rápida, muito bem escrito, gostei!!!

    ResponderExcluir
  19. Completamente apaixonada por esse livro. Depois de terminar de lê-lo fiquei com uma ressaca literária horrível, eu quero mais!!! É lindo o modo como ele mostra que as pequenas coisas podem fazem uma grande diferença na sua vida, como por exemplo, 4 minutos. :P Perfeito, super recomendo.

    ResponderExcluir
  20. Completamente apaixonada por esse livro. Depois de terminar de lê-lo fiquei com uma ressaca literária horrível, eu quero mais!!! É lindo o modo como ele mostra que as pequenas coisas podem fazem uma grande diferença na sua vida, como por exemplo, 4 minutos. :P Perfeito, super recomendo.

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!