2012 – O Menino que previu o apocalipse {resenha}



Ricardo Valverde, 245 páginas, editora Novo Século, 2010.

     Michael é um jovem profeta tocado pelas mãos de Deus. Quando está na escola, começa a ter previsões futurísticas e, por isso, muitos alunos e professores se afastam do menino. Catarina, a garota por quem ele sempre fora apaixonado, é uma das únicas que na lhe vira as costas. Sybila aparece na vida de Michael e então muitos mistérios são revelados.

“Agora, se o mundo for mesmo acabar, é importante que vivamos amando o nosso próximo e que este amor inspire outros a também amarem, para que este amor seja capaz de construir corrente (...) Temos poder de sobra para sonharmos as vidas deste planeta com amor (...) É a única coisa que pode fazer alguma diferença.”

     Comecei a leitura desse livro alguns dias antes do temido dia 21/12/12 e finalizei alguns dias depois desta mesma data. A trama se passa no Egito e o autor conseguiu me leva para lá de maneira fantástica. Aprendi muitas coisas (aliás, agora morro de vontade de experimentar falafel, karkadeh e tabule, rs)
Apesar do tema “2012” já ser meio batido, Ricardo conseguiu inovar ao nos apresentar uma trama diferenciada, com outras questões além do apocalipse: o primeiro amor, reencarnação, previsões e a importância de termos ao nosso lado aqueles que amamos.
     Gostei muito do romance entre Michael e Catatina. É tudo muito puro, simples, mas verdadeiro. Uma das únicas (senão a única) coisas que me incomodou, foi Michael. Ao mesmo tempo em que ele tinha pensamentos bem avançados para sua idade, às vezes, agia como uma criança de oito ou nove anos.
     A equipe Novo Século teve um grande cuidado com a revisão do texto e não me lembro de ter visto nenhum erro sequer. Uma gracinha :) A capa também me agradou muito. Sempre fui apaixonada pelas pirâmides egípcias e gostei muito de vê-las ali. Enfim, é um bom livro. Mistura de aventura, romance, ficção e uma parte religiosa. Recomendo!

 “É engraçado como algumas coisas acontecem de maneira natural e podem até ser consideradas como regras. Quando você está com alguém com quem tem intimidade, o silêncio é confortador e, portanto, não há necessidade alguma de conversar. Agora, quando você está com alguém que não conhece direito, você precisa conversar mesmo que seja sobre um assunto que nem de longe é do seu interesse. Isto porque, neste caso, o silêncio passa a incomodar.”

     E mão é porque 2012 já passou (e o fim do mundo não aconteceu) que você não deve ler esse livro. Leia e, se quiser mais emoção, imagine sua própria data futurística para o “fim dos tempos”. :P


_______________________________________
Promoção
Serão sorteados 3 marcadores do livro, autografados pelo autor, entre os comentaristas. Para participar, basta deixar um comentário nesse post sobre a resenha + seu e-mail. O resultado sairá no post do próximo sábado (17-05).

9 comentários:

  1. Oie :)

    Eu sempre tive curiosidade com esse livro agora depois da sua resenha quero ler mesmo :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Eu gosto de livros que falam sobre o fim do mundo, religião, amores, emoções misturadas. Nunca tinha ouvido falar no livro e fiquei com bastante vontade de ler! Vou comprar assim que der ♥
    Ah, o e-mail: dinha.vieira@hotmail.co.uk :)

    Beijão, Unsaid Things.

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser ótimo! Gosto da temática, apesar de não ter lido muitos livros sobre o assunto rs'

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei bastante interessada Para Ler O Livro Apesar De Como vc disse 2012 é Um Tema Bem Batido.o Que Me Interessou Foi O Fato do Livro não focar Tanto No Tema, abrindo Vagas Para Outros Como A Reencarnação. E Para Fechar Com Chave De Ouro Sempre gostei Muito Do Egito E De qualquer Coisa relacionada Á Ele.
    Amanda Seu Blog É Muito Bom Está De Parabéns. Mas Eu Queria Saber Quando Você Vai Finalizar O Veda De Abril.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. O livro me chamou bastante a atenção - talvez pela capa ou pelo próprio título.
    Não sou muito fã de livros que envolvem religião (na maioria das vezes acabo ficando com raiva por algum motivo), mas pelo fato de ter um romance envolvi quem sabe não me convença? hehe
    Adorei a sua resenha e espero ganhar os marcadores. kkk

    Beijinhos, Alícia.
    www.ficcaoporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Amanda,

    Não conecia esse livro, mas confesso que não faz meu estilo...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O título do livro me chamou muita atenção por abordar temas meios diferentes mas que se entrelaçam neste livro. Como você disse é uma mistura de aventura,romance, ficção e uma parte religiosa.
    A sensibilidade de relações entre os personagens e a sequencia de fatos inesperados, me fez querer a todo momento comprar esse livro. E depois de sua resenha com certeza vou comprar-lo.
    Parabéns Amanda, sua resenha foi ótima. karlaconegundes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Amanda!
    Eu amooooo muito o Egito e nunca iria imaginar que a trama desse livro se passasse lá! Achei bem interessante!
    Beijos... Samantha

    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie...Gostei da sua resenha. Não conhecia o livro, mais em interessei muito.
    Como nenhum erro?? NS ta surpreendendo.
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!