O Meu pé de Laranja Lima {resenha}

Foto criativa, a gente vê por aqui.
José Mauro de Vasconcelos, 190 páginas, editora Melhoramentos, 2011.

“-Por que você não aprende e não faz como eu?
-E como é que você faz?
-Não espero nada. Assim a gente não fica desapontado.”

     Zezé é um garoto de cinco anos, o mais inteligente da turma e que aprendeu a ler antes de todos. Filho de pais pobres, seu pai está desempregado e a mãe passa o dia todo trabalhando. Ele fica sob os cuidados das irmãs mais velhas, e cuida do menorzinho, Luís. Zezé é um garoto muito arteiro e toda a família e a vizinhança diz que ele tem “o diabo no corpo”. Apanha diversas vezes das irmãs e dos pais.
     Os meninos da escola de Zezé pegam “morcego” nos carros. Uma carona na parte de trás do carro, sem o motorista ver. Num desses dias, Zezé se atreve à ir num carro nunca “morcegado” antes: o do Português. Mas ele acaba descobrindo e Zezé ganha outra surra.
     Após mais uma de suas arteirices, Zezé corta o pé num caco de vidro e não pode contar para os pais, com medo de que apanhe mais uma vez. Indo pra escola, mancando, ele encontra o Português de carro que oferece uma carona à ele, mas, com raiva, o menino reluta em aceitar. Por fim, aceita e é a partir daí, no seu primeiro passeio dentro de um carro, que a amizade em segredo dos dois, começa a surgir.

“-Fica feio se eu chorar?
-Nunca é feio chorar, bobo. Por quê?
-Não sei, ainda não me acostumei. Parece que aqui dentro a minha gaiola ficou vazia demais...”

     Não li muitos clássicos, mas se pudesse escolher, os dois que eu mais amei foram Capitães da Areia e esse, O Meu pé de Laranja Lima. Gosto de livros simples assim. Os personagens falam a língua do povo, a gente se sente mais familiarizado com eles...
É um livro extremamente bonito, simples e rápido de ler. Achei muito lindo a forma como Zezé ama o irmão menor e admira Totoca e Godóia (Glória), dois de seus irmãs mais velhos. Totoca sempre ensina coisas novas ao menino e Glória, a mocinha de 15 anos, sempre o defende quando apanha.
     É horrível a maneira como jogam a culpa de tudo no menino. O tanto de coisas ruins que colocaram na cabeça de uma criança me deixou abismada. É o bode expiatório da família. Tio Edmundo também é sempre lembrado como um sábio pelo rapazinho. O ensina palavras novas e coisas que, para ele, ainda eram desconhecidas...
Ele também tem uma relação muito forte com sua professora. Mas o mais bonito é sua amizade com o Português, o qual, depois de um tempo ele carinhosamente passa a chamar de Portuga, e com Minguinho, o seu pé de laranja lima.
Gosto de livros que tem crianças como protagonistas... Além de fugir do padrão de livros com adolescentes, parece que tudo é mais delicado, puro. Imagino o quanto deve ser difícil para um autor "transportar-se" para a cabeça de uma criança e conseguir escrever algo tão verdadeiro.
     O final é muito emocionante também... Eu não chorei, mas vi muita gente falando que derrubou rios de lágrimas. Sempre costumo dizer que com as crianças, aprendemos valores maravilhosos, que são levados pelo resto da nossa vida. E foi exatamente assim que me senti quando terminei a leitura desse livro: uma pessoa com conceitos e valores diferentes, novos, bons. Se eu pudesse recomendar um livro, sem restrições de idade, seria esse. É bonito, simples e tocante. Uma verdadeira lição de amizade, amor e perdão. Vale muito a pena!

“Você precisa saber que o coração da gente tem que ser muito grande e caber tudo que a gente gosta.”

53 comentários:

  1. Que incrível! Eu ouvi falar desse livro uma vez mas não sabia que tinha uma história tão bonita. Vou procurar onde comprar para ler *-*
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  2. Admito que também gosto de ler livros com personagens crianças, por que vejo a opinião delas, o q elas querem além o que a gente imagina, ótima resenha.

    Bjss

    http://blogbeyondbelief.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito sobre esse clássico. Nunca o li, mas conheço pessoas que leram e choraram muito.
    Agora, estou mais ansiosa ainda por ler, em vista que essa é a primeira resenha desse livro que leio, e quero aprender todas essas lições *o*
    Amei,

    beijos,

    ser-escritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor,
    Nossa quando li o título do livro pensei que seria lago diferente, mas gostei de ter errado, me pareceu um bela história e concordo perfeita com você sempre aprendemos algo novo e mágico com as crianças.
    Adorei sua resenha e claro ele vai pra minha listinha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  5. Parece ser super fofo! Também adoro livros com protagonistas crianças... São tão verdadeiros. E deve ser realmente difícil para os autores, como você disse.
    Amei a resenha.
    Beijão♥
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse foi um dos primeiros livros que eu li na vida. Que saudadess! Muito bom mesmo! Todo mundo deve ler este livro um dia.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não li esse livro,mas vi muita gente dizendo que é lindo !
    O filme foi gravado na cidade onde moro rs
    beijos

    ResponderExcluir
  8. olá Amanda, estou lhe desejando uma boa tarde e para lhe contar que neste proximo mês estarei enviando meu livro para a editora.

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda, nossa eu adoro esse livro, o li quando ainda era menina, muito criança..rs
    Mas nunca esqueci, ele e Velludinho são minhas memórias de livros quando pequena.

    Que bom que gostou, é um livro diferente do que a gente vê/lê hoje em dia e deve mesmo ser divulgado!!

    Abraços
    Gabi lopes

    ResponderExcluir
  10. OLá Amanda,

    Quero muito ler esse livro e sua resenha me deixou bem curioso...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu vi o filme no cinema quando vc não era nem nascida! Muito linda essa história! Não lembro se li o livro. Devo ter lido quando criança, mas não lembro mais...rsrs...Faz tanto tempooooo...rsrs
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro faz tempo, já está na hora de ler de novo! Recomendo a leitura... ótima resenha!

    ResponderExcluir
  13. Recentemente eu assisti ao filme (o antigão) e confesso que não consegui terminar, é muito triste, chorei o tempo todo, rsrs.
    Minha irmã tem e leu este livro, ela disse que quase se desidratou de tanto chorar também, hiuahiua.
    Eu quero muito ler o livro, esta nova editção está linda demais!!!!

    Vanvan.

    ResponderExcluir
  14. Livros com crianças protagonistas são lindos, me dá uma saudade da infância, uma vontade de ter sido uma criança arteira e machucado o joelho quando brincava.
    Minha infância não foi assim, mas é maravilhoso saber como as crianças eram felizes, e como eu queria vê-las assim nos dias de hoje, brincando nas ruas.
    Ah, aqui pegar carona nos veículos se chama "pegar rabeira" kkkk

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Ei Manda!Adorei a resenha!
    Já tinha ouvido falar deste livro só que né(como você fala ..só que né? rsrs), nunca tive uma vontade enorme de le-lo mas agora , até que fiquei com vontade!rs
    Beijos!
    Carol

    ResponderExcluir
  16. Já ouvir falar muito desse livro, minhas amigas me recomendaram e depois dessa resenha minha vontade por ele só fez aumentar!
    Beijos.

    Capricornizando

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Parece ser muito bom e muita gente que eu conheço já leu e gostou bastante. Eu não sabia do que se tratava o livro. E agora lendo a resenha e sabendo que é emocionante e que faz chorar, fiquei com mais vontade ainda de ler.

    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Amanda!

    Ainda não li esse livro, mas pretendo, pois já ouvi muitas pessoas falarem bem dele, assim como você. Minha mãe já leu esse livro e disse que chorou muito no final..

    Beijos,

    Natalia Leal
    Http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, adorei esse livro! Chorei muuito!

    Beijos,

    Lulu

    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Me apaixonei pela história e estou louca pra assistir o filme!

    ResponderExcluir
  21. E mais uma vez a Amanda arrasa na resenha e me deixa curiosa hahahaha ;)
    Eu também gosto muito de protagonistas crianças, mas eu raramente acho algum em livros "atuais"... Isso é bem triste...
    Espero que eu ganhe o livro na promoção (yn) mas duvido que aconteça!
    Beijocas,
    Alice.

    ResponderExcluir
  22. A Resenha esta otima, queria muito ler este Livro. Estou Louca para Assistir o Filme..
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Faz muito, muito tempo que ouvi falar dessa história, eu era ainda criança. E lembro que teve seriado de tv (que eu não assisti), acho até que era remake, não sei ao certo. Mas o fato é que sempre ouvi coisas muito bonitas sobre essa história, sobre os valores que ela traz com a simplicidade e a inocência própria das crianças. Quero muito ler o livro e, mesmo antes de ler, acredito que seja um daqueles que a gente guarda para passar para os nossos filhos.

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  24. Nossa primeira resenha que leio desse livro e simplesmente me deixou muito mas muito interessado nele, adoro livro com essa temática e crianças como protagonistas, super quero ler esse livro o quanto antes.

    Vou te indicar um livro que tem crianças como protagonista foca a amizade e com um pouco de fantasia, Ponte para Terabítia, tem o filme também que é muito bom , indico os dois ...

    Parabéns pelo Blog e pela resenha

    Bjos Rafa

    ResponderExcluir
  25. Realmente, livros com protagonistas infantis são bem mais tocantes do que muitos outros que se esforçam. Já tinha ouvido falar da adaptação do livro para novela (minha vó assistiu e sempre comenta) e fiquei bastante curiosa em lê-lo, já que dizem ser tão emocionante.
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Minha professora da 4ª série foi quem me apresentou esse livro quando eu era pequena, e por muito tempo procurei por ele. Agora, com essa resenha, estou com mais vontade ainda de lê-lo!
    Parabéns, foi um ótima resenha ;)

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela resenha, muito boa! Me deu ainda mais vontade de ler o livro, haha ;)

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha, eu li ele quando estava no sétimo ano (eu acho) e me apaixonei pela história. estou planejando ler novamente porque depois de um tempo a gente esquece os detalhes e essa merece ser relida.

    beijos, charlie
    http://chocolatalamenthe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Amanda, adorei o livro, raramente temos como personagens crianças e quando temos são sempre assim muito fofos, amei demais o livro.


    Beijos,

    Kelry

    ResponderExcluir
  30. Oiii!!
    Esse livro me marcou muito, foi uma das minhas primeiras leituras. Ele é simplesmente encantador!
    Nos sentimentos como se fizéssemos parte da história!
    É realmente emocionante <3
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  31. Oi, Amanda.

    Sempre quis ler Meu Pé de Laranja Lima, ainda mais que o personagem principal é uma criança. Acho que vou amá-lo. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  32. Fiquei encantada lendo a sua resenha e imagino como ficarei ao ler o livro.

    As crianças muitas vezes são verdadeiros mestres.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Meu Deus, pensei numa pessoa surtada. É eu querendo ler este livro.
    Já vi quotes tão lindos e resenhas fascinantes.
    NECESSITO, apenas U.U

    ResponderExcluir
  34. O livro é fofo demais. Lembro de uma adaptação que passava na Tv Cultura e eu via todos os dias. Bjoks

    ResponderExcluir
  35. Não lembro se já li esse livro, mas o filme (antigo) já assisti e a novela sobre esse livro também já assisti várias vezes. É uma história linda, né? E triste também. Mas vou querer ler novamente ou pela primeira vez.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  36. Lindo livro, amei a resenha . Não vejo a hora de mergulhar nessa história cheia de amor e amizade !

    ResponderExcluir
  37. Já comecei a assistir o filme e me debulhei em lágrimas, nem terminei para não me desidratar de tanto chorar, minha irmã leu o livro e disse que é emocionalmente triste. Quero muito ler, adoro nossos clássicos nacionais!

    Vanvan
    Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  38. Olá, li o livro quando criança e vi a novela, amo essa história, gostei bastante da sua resenha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  39. Que lindo, quero muito ler! Ótima resenha, imagina o livro então ! Estou participando do Sorteio, Boa Sorte pra mim (:

    Att : @SouOErick

    ResponderExcluir
  40. Faz um tempinho que eu to querendo ler esse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e a sua foi a primeira me deu mais vontade ainda de ler, é o tio de história que me envolve eu que eu gosto.
    Parabéns pelo Blog e pela ótima Resenha

    Bjos

    Rafa

    ResponderExcluir
  41. Nossa que resenha maravilhosa, ameei, agora você me deixou muito curiosa para ler, espero conseguir comprar e ler porque parece ser maravilhoso, Bjuxsss

    ResponderExcluir
  42. Eu amo esse livro! Já li várias vezes

    ResponderExcluir
  43. Mto boa a resenha, o livro é maravilhoso, meu preferido na infancia, fico emotiva só de lembrar dele rs

    ResponderExcluir
  44. Esse livro é lindo, a história tão singela e parece realmente ter sido escrita por uma criança. É um clássico que merece muito ser lido e comentado, eu assisti a primeira versão do filme e me não me lembro muito bem se é fiel à história porque já faz muito tempo.

    ResponderExcluir
  45. Eu amoooo,esse livro,acho a história incrivelmente linda.

    ResponderExcluir
  46. Minha mãe sempre me falou super bem desse livro. Creio eu que a história deva emocionar muito.
    Gostei, não conhecia mais agora a dica tá anotado. Com certeza que quero lê-lo.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  47. Sempre tive vontade de ler esse livro, todo mundo fala super bem dele. Espero ter a oportunidade de lê-lo o mais rápido possível. :)
    http://devaneioselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Pela capa nao daria muita coisa pelo livro nao, porem o enredo que o livro tem me interessei por ele. Muito boa a resenha guria.

    ResponderExcluir
  49. Minha mãe tem este livro, mas ela havia o guardado em um lugar e depois esqueceu onde ele estava, só fui encontrar ele quando nos mudamos e isso foi a pouquíssimo tempo, ainda não o li, mas tenho muita vontade, porque ela disse que é maravilhoso! Ainda não havia lido nenhuma resenha sobre ele, mas adorei, com certeza vou achar um tempinho para lê-lo.

    ResponderExcluir
  50. Oi, gente! Tenho este livro em PDF, e só tenho uma coisa a dizer: fiquei triste quando terminei a leitura. Zezé nos cativa de um jeito único! Se alguém quiser o arquivo, me mande um e-mail solicitando-o: leticiabpc@hotmail.com
    Até mais!

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!