A Passagem {resenha}

Autor: Justin Cronin
Gênero:
Ficção
Ano:
2010
Total de Páginas: 815
ISBN:
9788599296820
Editora: Sextante

SINOPSE
“Esta é a história de vampiros que você não pode perder: 15 páginas são suficientes para cativá-lo; depois de 30, você se descobrirá prisioneiro, lendo noite adentro. Um livro com a força dos épicos.” – Stephen King.
      Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue.
      Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior.
      Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas um começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado.
      A passagem é um suspende implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte.

RESENHA
      O livro se inicia contando sobre a vida de mãe de Amy, Jeanette Bellafonte, que, por motivos maiores é obrigada a deixar a filha com as irmãs de um convento. E é lá que a pequena passa a ser cuidada pela irmã Lacey por três dias. Mal sabia ela que, no domingo, Dylan e Wolgast pegariam Amy para um teste de um vírus que chamava Projeto Noé.
      Esse projeto estava em andamento e já tinham pegado doze presidiários com o vírus em si, que eram observados noite e dia. Eles apresentavam alguns sintomas estranhos, mas nada fora de controle. O objetivo agora era testá-lo em uma criança.
Amy é levada à força até esse local dos testes e lá colocam um chip em sua nuca com algumas informações.
      Uma catástrofe põe à solta esse grupo de virais (uma nova espécie de vampiros) e humanos são mortos a cada dia.
O livro pula até uma “vila” onde existem sobreviventes humanos. As crianças moram no abrigo com a professora e tendo raras visitas dos pais, e quando completam oito anos conhecem o mundo como de fato é. Nessa “vila” todos tem uma responsabilidade e é aí que conhecemos Peter, Michael, Alicia, Maus, Theo, Elton, Titia, Sara e muitos outros...
      Alguns virais se aproximam do grande muro regularmente, mas graças ao sistema de luzes criado por Michael e Elton eles não entram. Até o momento só aconteceram duas invasões, mas nada de grave de fato aconteceu.
Até Alicia ver uma jovem que aparentava ter uns catorze anos do lado de fora do muro e ir resgatá-la...

OPINIÃO
“Era bom morrer. Havia uma leveza, uma desapego, como no amor.”
      O autor é realmente um gênio! Um livro bem estruturado e escrito de forma maravilhosamente bem. Os finais dos capítulos me deixavam morrendo de vontade para saber o que aconteceria no próximo, no próximo e no próximo... Os personagens (diversos!) eram descritos com tanta maestria que consegui formar a imagem bem nítida. As descrições são realmente ótimas. Sem se aprofundar muito (e torna-las chatas), mas deixando bem claro para o leitor. Eu acredito que uma das coisas mais difícil é descrever bem um personagem e Justin Cronin conseguiu fazer isso com todos, to-dos (e são muitos, acredite!).
      É um livro muito inovador e confesso que às vezes me senti com certo medo. Infelizmente não foi aquele meu livro favorito, pois achei que faltou (aquilo que mais adoro num livro) o bom e velho romance... Claro, teve romance entre alguns personagens (e até um bebê), entre Wolgast e Amy (o paternal mesmo) e de algumas maneiras, mas não aquele romance profundo e avassalador, capaz de mover barreiras e enfim... O amor inexplicável! Não devo ser a única que acredita que Peter e Alicia tinham tudo para ficarem juntos, mas não deram nenhum beijinho! E eu lá, torcendo pelo amor deles igual uma louca!
:P
      É um livro muito bom e vocês podem acreditar que é bom mesmo, porque nem gostar de livros assim eu gosto e desse eu gostei!
:P ²
Recomendo para todos, fãs ou não de aventuras, ação, ficção... E sobre os vampiros: não se deixem levar por essa descrição, pois eles são realmente MUITO diferentes dos conceitos criados por Bram Stoker e ganhado fama após o sucesso escrito por Stephanie Meyer. Eles dão medo.

31 comentários:

  1. Eu adoro esse livro e apesar de também ser fã de romance não senti falta de nada em A passagem, com exerção da continuação... rs

    Um dica. Essa cor amarela que você colocou dificulta a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por avisar, Juliana! Já mudei a cor. :)


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Amandinha! *-*
    Tudo bom?
    Você já deve saber que eu não gosto muito de livros de vampiros e etc..
    Mas a sua resenha me chamou a atenção... Fiquei curiosa para ler o livro...
    E como você disse: "O autor é um gênio"... Deve ser mesmo!
    Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ain deve ser o maximo esse livro, eu não sou mt de ler mais quando vejo assim com o titulo e a sinopse eu fico doida kk amei!!

    Rawar -->> World Girl
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse tipo de livro não tem mesmo romance e é por isso que a maioria das pessoas não gosta dele. Não li o livro, mas me chamou atenção, e se a narrativa é tão envolvente mesmo, não vou larga-lo. Vou adicionar na minha - imensa, diga de passagem - lista de desejados.

    ResponderExcluir
  6. Já li algumas resenhas desse livro e super gostei do que se passa na trama! Pena que já gastei meu orçamento de livros desse mês T.T

    Estou seguindo aqui, também tenho um blog literário, se puder segue lá? *-*

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ops! Amei , fazendo meu pedido já para a Arqueiro!

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro O_O

    Muito linda a capa :P

    Beijos :*
    Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com/
    Espero você por lá.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha já tinha ouvido falar desse livro, inclusive tenho até um marcador, mas infelizmente não tive a oportunidade de ler.
    Adorei sua resenha mais uma vez está de parabéns.

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,

    Não conhecia o livro e a sinopse juntamente com a sua resenha me deixou bastante curioso, boa dica...abçs.

    ResponderExcluir
  11. Olá Leitora!


    Amanda, gosto muito das suas resenhas

    Meu Blog Esta com cara nova!

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Nossa esse vai pra lista #Euquero
    ADOREI, tudo perfeito, muito obrigada Primeiro Livro ;**

    wwwflavynhasz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. omg adorei a sinopse
    Obg pela visita lá no nosso blog, pode voltar sempre que quiser ok? Bjs, Nícia.

    ResponderExcluir
  14. Esse, com certeza, é um livro de vampiros que me deu vontade de ler. Ultimamente tenho me desencantado com a temática, cada vez surgem mais livros, mas poucos realmente exploram a ideia de forma emocionante e criativa. Me lembrou muito histórias de zumbis (um vírus experimental que se espalhou, sobreviventes abrigados, "meio vivos" etc), mas achei interessante mesclar as duas ideias. Apesar da falta do romance (o que eu, sinceramente, não sinto muita falta, hehe), parece ser uma história bem elaborada e, principalmente, boa de ler. Gostei de verdade :) Quero conhecer o livro.

    Um abraço!
    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser bem legal, mas o que me desanima a ler nele é as 815 páginas. ;x haushaus'

    Não que eu não leia livros grandes, mas, sei lá, acho que ele também não me conquistou >.<

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  16. Acho que eu ficaria com medo de ler esse livro, Mands :(
    Mas é uma ótima dica! :DD

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  17. Oi Amanda, adorei a resenha! Faz tempo que estou de olho nesse livro, só não o comprei ainda pois estava um pouco caro. Mesmo assim, pelo jeito, vale a pena. Vou colocar ele na listinha.
    Normalmente também sinto falta de romance, mas quando o livro é bom, acho que compensa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ain,...quero mto mto mto ler este livro!!! Infelizmene ainda não consui coprar..=/
    Adorei resenha, fiquei mais ansiosa para ler ainda!!!
    Bjo FRAN

    ResponderExcluir
  19. Olá, Amanda.

    Faz um tempo que não visito seu blog e quero dizer que o rostinho novo dele está lindo!

    A capa desse livro me faz lembrar A Cabana, mas percebi que não tem nada a ver um com o outro.

    Faz um tempinho que criei um certo preconceito com vampiros e talvez esteja na hora de superar isso.

    Engraçado, eu não sou muito fã de romance.

    Ah, você já leu Bram Stocker?

    Beijos.
    http://amorporclassico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa! Fiquei super curiosa para ler esse livro depois da sua resenha.Parabéns!

    Elaise Lima
    elaiselima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Desde sempre eu quis ler esse livro. Parece ser realmente bom e pela capa não tenho nem ideia do que é.. mas ainda assim me chama pra lê-lo, haha. Espero poder ler logo.

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Amanda,

    Eu estou louca para ler A Passagem, parece ser um livro diferente sobre "vampiros", o que me deixou interessada. Eu também adoro um romance, mas não me importo tanto se um livro tenha ou não. Se o livro tiver uma história boa, eu to dentro, rsrs.

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  23. Olá! A-D-O-R-E-I a capa desse livro *o* e todos falam tão bem desse autor. Acho que vou ler esse livro, adorei a resenha. Como eu não gosto "muuuuuito" de romance, talvez eu curta mais o livro risos beijos, http://doceescrita.blogspot.com/ xx

    ResponderExcluir
  24. Olá, Amanda. Passando para fazer uma visita. Então, adorei a resenha. Sério. Aliás, sério mesmo que são 815 páginas? Eu passaria a eternidade lendo esse livro... Rs.
    Beijos.
    http://monisegabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi linda!
    Já vi esse livro várias vezes, mas nem se quer parei para saber do que se trata!
    Minha lista nunca dimunui!! =)

    bjks

    ResponderExcluir
  26. Amanda, adorei a resenha! Também gosto quando tem romance, mas já que vc falou que o livro é bom mesmo assim, fiquei com vontade de ler...


    bjos!

    ResponderExcluir
  27. Tenho vontade de ler esse livro. a décadas '-'
    Espero terlo em breve ^^

    ResponderExcluir
  28. Amanda, eu mooorro de vontade de ler esse livro! Parece tão bom. Eu sou muito fã de ação misturada com essa coisa meio assustadora e distópica e pós-apocaliptica... hahaha
    E, mesmo que não tenha um romance, tenho certeza que eu adoraria.
    A única coisa que realmente me preocupa no livro é o medo de ser um pouco lento em algumas partes (já que ele é beeem grande). Mas nem isso faz minha vontade de lê-lo diminuir :)

    Desculpa não ter passado aqui antes, mas eu estava cheia de coisas para fazer e ainda não pude te agradecer pelo layout novo do blog e te elogiar pelo seu próprio.
    Os dois ficaram maravilhosos! Queria muito ter essa sua capacidade de mexer com HTML, haha, por que você faz muito bem!
    Muito, muito, muito obrigada pelo layout novo. Mesmo! *-*

    Beijooos.

    ResponderExcluir
  29. cada vez que venha ao seu blog, minha lista de leitura aumenta :OO UHASHUSA' sério, agora me deu vontade de ler este livro também. Sinceramente?! Nunca tive curiosidade de lê-lo, nem sabia do que se tratava,mas, agora eu estou curiosa :P

    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Boa noite!!

    Passa lá no blog, tem resenha nova e promo...abçs.

    ResponderExcluir
  31. Estou muito ansiosa para ler esse livro. Todo mundo fala bem dele! Ótima resenha! Beijinhos, StarGirlie.
    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!