Polêmica! Revolta de escritores em feira literária.

Uma mistura de duas coisas ótimas: vídeos e livros... Daí surgiu o "Videoliterando".

     Nunca fui fã de rap, mas ontem fiquei sabendo de uma notícia doida que envolvia uma feira de livros e a revolta de alguns escritores... Conheça um pouco mais sobre essa polêmica:
Gabriel, o Pensador é um rapper e escritor (com dois livros publicados), que sai pelo Brasil fazendo palestras. Ele foi convidado a ser Patrono da Feira do Livro de Bento Gonçalves. A prefeitura da cidade compraria dois mil exemplares de seus livros e um show com todas as despesas incluídas, que seria realizado no final de maio.
     Os outros escritores da feira se revoltaram, alegando que a prefeitura estaria dando uma maior atenção aos livros do Gabriel e deixando-os de lado. Também rolaram rumores de que isso comprometeria as eleições e tal.
Tanto falaram que o rapper não aguentou mais. Cancelou tudo e só foi fazer a palestra na feira, de graça mesmo. Depois do ocorrido, ele passou tudo pro papel, uniu umas notas musicais e isso resultou num clipe super bacana:

32 comentários:

  1. humm...interessante...essas coisas acontecem...é bom ficar sabendo...bjs

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei com a música, de verdade!
    Que ele sirva de inspiração pros nossos adolescentes e jovens se interessarem. O mundo só precisa mesmo é de mais poesia!

    Tava com saudades de passar aqui, o blog tá lindo!

    Beijoos

    http://plusdeeper.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Também não gosto de rap, mas esse do Gabriel eu gostei bastante, alias conheço alguns que adoro ^^
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Nossa não sabia que tinha acontecido isso!! É uma pena. A música é muito forte e verdadeira,como são todas as músicas do Gabriel Pensador. Adoro as críticas que ele consegue colocar dentro da música.
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Puxa! A coisa deve ter sido seria, mas o pessoal deveria chegar a um consenso. Creio que temos que ver os dois lados.

    Até!

    ResponderExcluir
  6. Nossa!

    Eu não sei o que houve, mas devemos sempre ver os dois lados...

    ResponderExcluir
  7. Fiquei sabendo dessa bafafá que aconteceu (nem gosto de um barraco, né? hehehe). O maior problema foi, na verdade, por conta da prefeitura que supervalorizou um artista pop em detrimento dos escritores regionais. Sem contar que a informação sobre os valores que seriam pagos ao Gabriel foram mal interpretadas. Seria o valor relativo À compra de dois mil exemplares do livro dele mais o valor do cachê do show (se não me engano, seria 60.000 o cachê e 110.00 pelos exemplares ou algo assim). E colocaram isso como se fosse o valor pago para ele ser patrono e dar palestras, enquanto a maioria dos demais estavam fazendo isso praticamente de graça.Mas aí eu penso: o que dá na cabeça de uma prefeitura em querer fazer uma feira do livro numa cidade, com a intenção (ou pelo menos deveria ser) de valorizar os escritores e pensadores nacionais, mas não dá sequer um incentivo, e ao mesmo tempo gasta MUITO dinheiro (e vai saber realmente se esse dinheiro todo era pra isso?) pra trazer um cantos pop pra cidade. Nada contra o Gabriel, pelo contrário, gosto muito de suas músicas e admiro seu trabalho, mas concordo com o pessoal da cidade que esse dinheiro poderia ser melhor gasto na valorização da cultural regional.

    Mas achei interessante trazer pros blogs essa discussão ^^

    Abraços!
    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu nem tava sabendo disso O_O
    Mas n acho que estavam dando mas enfase nele não. Sempre tem gente que acha coisa errada onde n tem. Tanto que ele foi e fez de graça.
    Pelo menos serviu pra ele aflorar a criatividade né? haha
    bjs,
    Nicholas - Tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    É uma pena que coisas assim acontecem, só um artista de verdade para transformar uma coisa assim e essa semana ouvi algo parecido, é triste, mas acontece.
    Continue sempre assim.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Amanda, que interessante *O* rs Adorei o clipe. Uma verdadeira inspiração :) Quanto tempo não passo por aqui ): Porém o blog continua perfeito *O* Beijão http://doceescrita.blogspot.com.br/ x

    ResponderExcluir
  11. Sempre fui fã de Gabriel, O Pensador, e não gostei muito da atitude dos outros autores. Acho que, mesmo sem o apoio da prefeitura, o livro dele teria uma divulgação mais especial por ele ser quem é, sabe?
    Por ele ser conhecido.
    Gostei da música e do clipe.
    beijos.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  12. Muito legal. Mas é bem chato mesmo a prefeitura praticamente divulga-lo só porque ele é famoso.
    Xxx

    ResponderExcluir
  13. Hum... concordo com os autores. É realmente complicado para eles venderem seus livros sem terem seus nomes já conhecidos na praça, então vê uma desvantagem assim, é pra estressar mesmo.

    Tbm adorei a música. <3

    Beijos,
    Mah - Livro e Coração

    ResponderExcluir
  14. Mais um que, em nome da cultura explora a boa vontade dos povo. Onde já si viu uma prefeitura apoiar financeiramente um escritor e deixar os outros de fora? Isso acontece com muitos artistas pelo Brasil afora, fazendo show por preços caríssimos, pagos por estados e prefeituras.
    Saibam que e estes shows "gratuitos" são muito caros, ele cobra mo preços que não condizem com a realidade.
    Muito bom seu post, pena que a maioria não veja a realidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,

    Interessante, mas muito complicado, isso tem que mudar...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. adorei! não gosto de rap como música, mas aprecio muito a poesia que tem por trás...

    ResponderExcluir
  17. Ei, Amanda!
    É uma questão polêmica, não tem jeito. Apesar de ser, talvez, injusto que um autor com maior prestígio e cantor ganhe mais que outros, é também arriscado pra quem investe dar a mesma quantia para todos. Não tem como negar, peixe grande recebe mais. Essa é uma constante universal e foi muito bacana da parte dele tal manifesto e atitude. Exemplo pra todos os interessados na literatura brasileira!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, gêmea.
    Que tenso, né?
    Não tinha visto essa polêmica ainda, mas também ficaria revoltada se fosse uma escritora. ahaha
    Muito 10 ele ter feito a música!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oii Amanda, tudo bem?
    Acho essa situação bem complicada, tanto pros autores quanto para o próprio Gabriel, que pelo visto não foi ele que correu atrás pra ter toda essa divulgação, mas gostei da atitude dele pra por um fim em toda essa especulação. Infelizmente não pude ver o vídeo, mas assim que puder vou dar uma conferida.

    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://vceoqueler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Revoltante!
    ;/
    Fiquei super indignada

    ResponderExcluir
  21. Olá querida!

    Faz tempo que não passo por aqui ( com a facul, mal consigo arrumar tempo suficiente para visitar os parceiros), desculpe a ausência, mas estou aos poucos tentando retornar!

    BEIJOS
    @AngelKiller_
    http://anime-daiki.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Boa noite!!

    Infelizmente uma notícia triste, no qual esperamos que acabe e mude de uma vez portodas...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. oi querida,
    putz, esse lance da feira do livro foi chato mesmo. BG é bem perto daqui, então semana passada o assunto era só esse :S
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu não consigo ver o vídeo, infelizmente, porque aqui é bloqueado.. Mas o Gabriel deveria ter feito essa palestra - não de graça, mas talvez cobrando apenas por isso - antes de causar toda essa indignação. Adoro ele e já assisti uma palestra dele na Feira do livro da minha cidade e foi ótimo, mas não acho que ele deveria mesmo criar essa desvantagem para os outros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. O Gabriel por ser famoso ele tem inúmeros programas pra fazer divulgação do seu livro,que se for realmente bom vai vender que nem agua.

    ResponderExcluir
  26. Se olharmos ambas as partes, cada qual tem suas razões...

    ResponderExcluir
  27. Eu concordo com os autores! Eles ralam pra caramba e no final serem desrespeitados dessa forma, levando desvantagem...

    Eu soube que a bendita feira disse aos autores que pagaria um valor X para cada um e que esse valor era imutável. Daí depois eles souberam que para Gabriel seria pago um valor muuuuuito maior do que para qualquer outro autor. Eu acho isso um absurdo e eles tinham que reclamar mesmo!

    Infelizmente não dá pra ver o video aqui no trabalho =/ É uma pena!

    Abraçãaao e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    Poxa eu acho que isso foi um mal entendido monstro. Pq ele tava cobrando não pela palestra mas pro um bando de coisa, show, livros para as escolas essas coisas
    Acho ele um cara digno.
    bjosss

    ResponderExcluir
  29. Não consigo ver video aqui =(

    Te indiquei um meme lá no blog, Amandinha http://blog-planetpink.blogspot.com.br/2012/05/memes-personagens-marcantessobre-o.html
    =)

    ResponderExcluir
  30. Tipo meu que boiei na polêmica, mas mano, tipo Gabriel é da paz, a musica é verdadeira. Não passa de um mal entendido.
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  31. Tive a oportunidade de acompanhar essa polêmica toda e sinceramente quase não acreditei.
    Sempre fui fã do Gabriel e isso me deixou profundamente triste.
    Acho que tem tanta gente boa no nosso Brasil que poderiam fazer mais e qdo tem essa oportunidade, enfiam o pé na jaca, literalmente, que isso me envergonha.
    A literatura nacional está maravilhosa, acho que nunca ela alcançou um patamar como agora e aí vem uma meleca dessas e quase estraga tudo?
    Pessoas que usam a midia, que têm N seguidores, deveriam é trbalhar mais pra fazer com que mais e mais leitores leiam né?
    Lamentável..mas a musica ficou bacaninha, convenhamos..rs

    ResponderExcluir

Ei, obrigada! :)

-Retribuirei seu comentário!